Você está aqui: Página Inicial / Apresentação

Apresentação

A Biblioteca Campus Araras – BAr faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos, juntamente com as demais Bibliotecas integrantes, a saber: Biblioteca Comunitária – Bco, em São Carlos; Biblioteca Campus Sorocaba - BSo, em Sorocaba; Biblioteca Campus Lagoa do Sino - BLS, em Buri. 

A BAr presta serviços para a comunidade interna do campus: alunos, servidores docentes e servidores técnicos administrativos. Atende à demanda dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Biotecnologia, Agroecologia, Licenciaturas em Química, Física e Ciências Biológicas, das pós-graduações em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Agricultura e Ambiente, e Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, Educação em Ciências Matemáticas, além do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos e o curso de especialização em Gestão Pública, ambos ofertados aos servidores técnico-administrativos da universidade.

A BAr Possui uma área total de 1.393,26 m², dividida em área de serviços internos, área de circulação, área de acervo, área de convivência, espaço com computadores para acesso à internet, seis salas de estudo em grupo, uma sala de videoconferência e uma sala descanso e espaço infantil. Possui banheiros e bebedouros adaptados para deficientes.

 

 1.2 Missão

A BAr tem como missão contribuir e dar apoio à integração do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão da comunidade do campus Araras da UFSCar, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de cada usuário dessa comunidade.

Sua visão é de integrar, num futuro próximo, a sua comunidade interna à comunidade da cidade de Araras, aumentando as oportunidades de acesso à cultura e ao conhecimento a um maior número de pessoas.

 A Biblioteca tem como valores o bom atendimento, o acolhimento à sua comunidade e ser um espaço democrático de estudo e de lazer.

Seus objetivos são:

  • Educacional: fornecer oportunidades de acesso à informação à sua comunidade, de forma a democratizá-la e de gerar oportunidades de criação de novos conhecimentos;
  • Informacional: oferecer recursos de informação em diversos suportes e que atendam às demandas de sua comunidade, bem como estabelecer canais de contato com outras redes e sistemas nacionais e internacionais de informação, de forma a incrementar a oferta de recursos informacionais disponíveis.
  • Cultural: oferecer atividades culturais visando a integração da comunidade e a formação do senso crítico de seus usuários.

 

1.3 Histórico

As origens da Biblioteca Campus Araras remontam à Extinção do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool) em 1990 e a incorporação das unidades paulistas do antigo Planalsucar pela Universidade Federal de São Carlos, em 1991. Nesse ano surgia o CCA (Centro de Ciência Agrárias), ao qual a B-Ar ficaria vinculada até 2015, quando então o SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas) foi implantado.

Entre 1993 e 2006, a BAr atendia exclusivamente à demanda do curso de Engenharia Agronômica, único curso criado e até então ofertado no campus Araras. Em 2006 começaram as atividades do curso de Bacharelado em Biotecnologia e o primeiro mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Em 2010, com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) foram criados 4 novos cursos de graduação: Agroecologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. Mais dois novos cursos de mestrado foram implantados: Agricultura e Ambiente, em 2011, e Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, em 2014.

O Reuni proporcionou o aumento das aquisições de livros por parte da UFSCar, o que resultou no crescimento de 30% do acervo em 6 anos. Também possibilitou a contratação de 3 novos servidores para a BAr, que contava com apenas 3 servidores até 2010.

Em 2010, a Biblioteca mudou-se para prédio próprio. Em 2014, uma ampliação de 250 m² das instalações foi entregue. Há previsão de uma nova ampliação, porém sem data determinada.

UTILIDADES

meu-pergamum-2.png

regimento-interno.png

 

ACESSO RÁPIDO