Notícias

Live "Produção de conteúdo em mídias sociais para bibliotecas"- 15/04 às 14:30

 

live-sibi-midias-sociais.jpg

No próximo dia 15 de abril acontece a segunda Live Produção de conteúdo em mídias sociais para bibliotecas, organizada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi-UFSCar). Dando continuidade à apresentação das transformações por que passam as bibliotecas universitárias, desta vez o foco é a utilização das mídias sociais, de forma consciente e responsável, como um agente de mudanças na comunicação e prestação de serviços para a comunidade de usuários. A convidada é Mayara Cabral, bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, com MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela UNESA e mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ. A bibliotecária do campus de Araras, Alini De Carli, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar fará a mediação.

As inscrições estão disponíveis em Formulário.

Haverá emissão de certificados e intérprete de Libras. O evento, online, ocorre a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pelo nosso  canal no YouTube.

Acesso ao Agrianual Online disponível para a comunidade da UFSCar- campus de Araras

 Para solicitar o login e a senha de acesso ao Agrianual, entre em contato com a equipe da B-Ar pelo e-mail: bar.referencia@ufscar.br.

 

agrianual_online_popup.png 

Agrianual Online te dá acesso direto às principais atualizações estatísticas do mercado agrícola de forma rápida e simples, é uma oportunidade para você ter uma fonte de informação completa e confiável que te auxilie na tomada de decisão.
Com o login e senha você acessa as seguintes informações do Agrianual em PDF e Excel:
  • Dados de Produção
  • Área Colhida
  • Balanço comercial
  • Custo de produção
  • Produção
  • Preços ao produtor
  • Entre outras estatísticas

 

Boas práticas para o depósito de TCC no RI UFSCar

A Coleção de TCC, lançada em 2020, é destinada para o depósito de trabalhos de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conforme previsto pela Resolução CoG nº 322, de 27 de abril de 2020, e deve ser realizado por docentes com vínculos ativos na Universidade.

Com base nas instruções disponíveis no Manual de autodepósito de Trabalho de Conclusão de Curso, que visam garantir procedimentos e padrões do RI UFSCar, e a partir do trabalho de controle de qualidade realizado pela equipe do RI, destacam-se  boas práticas de depósito de TCC:

1) Responsabilidade do depósito: a submissão deve ser feita única e exclusivamente pelo docente orientador do TCC.

2) Autorização do depósito: o Formulário de autorização para depósito e disponibilização de itens no RI UFSCar é um documento obrigatório que deve ser assinado pelo aluno autorizando a reprodução e depósito do TCC, e que deve ser obrigatoriamente armazenado na secretaria do curso de graduação. Esse documento não deve ser anexado no momento da submissão do TCC no RI UFSCar.

3) Acesso ao RI UFSCar: para fazer login no RI UFSCar informe seu Número UFSCar (login) e senha. Caso não saiba qual é o seu Número UFSCar, você pode ter acesso a ele aqui. Se necessário, recupere a sua senha aqui.

3) Elaboração automatizada de referência: destaca-se a necessidade de respeitar a nomenclatura para o preenchimento dos campos, conforme descrito no Manual de autodepósito de Trabalho de Conclusão de Curso, uma vez que o RI UFSCar gera automaticamente a referência do item no formato ABNT. Os títulos em português e em outros idiomas devem ser inseridos em letra minúscula, com exceção da primeira letra inicial e de nomes próprios. O nome completo do autor (sem abreviações) deve ser informado utilizando letras maiúsculas somente nas iniciais de nomes e sobrenomes. Ex.: Silva, Pedro Pereira da. O TCC deve ser associado ao campus ao qual o curso de graduação está vinculado.

4) Atribuição do Curso de Graduação: atenção ao selecionar o curso de graduação ao qual o TCC está associado, uma vez que existem cursos com nomes semelhantes, porém vinculado a diferentes campi e modalidades. Para isso observe a abreviação que se encontra ao final do nome de cada curso de graduação no formulário de submissão do RI UFSCar. Por exemplo:

 

Nome do curso

Modalidade

Pedagogia - PedL/D

EaD São Carlos

Pedagogia - PedL

Licenciatura São Carlos

Pedagogia - PedLN

Licenciatura Noturno São Carlos

Pedagogia - PedL-So

Licenciatura Sorocaba

 

5) Inserção das palavras-chave: para inserção das palavras-chave em português ou em outro idioma utilize letras maiúsculas apenas no início das palavras e em siglas. Elas devem ser informadas individualmente, isto é, a cada palavra adicionada clique no botão “Add”. As palavras-chave não devem ser copiadas do documento e coladas em sequência no formulário de submissão do RI UFSCar.

6) Formato do arquivo a ser depositado no RI UFSCar: a versão final do trabalho de conclusão de curso do tipo texto deve ser depositado em formato PDF. Não é permitido o depósito do arquivo em formatos editáveis como .doc e .docx.

7) Atribuição de licença: por padrão o TCC deve ser depositado no RI UFSCar sob uma Licença Creative Commons do tipo CC BY-NC-ND que permite o download e compartilhamento do item desde que atribuído os créditos aos autores, respeitando os direitos autorais, impedindo modificações no conteúdo e o uso comercial. Deste modo, na tela de seleção do tipo de licença, nos campos “Permite o uso comercial da sua obra?” e “Permite modificações em sua obra?” clique em não.

As instruções de depósito de TCC no RI UFSCar também estão disponíveis em vídeo no canal do YouTube do SIBi-UFSCar: https://youtu.be/FKwnlF38KL8

Esperamos que as informações disponibilizadas sejam úteis para mantermos a qualidade do RI UFSCar, uma vez que a atenção a esses procedimentos e padrões garantem a uniformidade na apresentação dos registros da produção científica da UFSCar.

Contamos com a sua colaboração e atenção no momento da submissão do TCC.

---

Departamento de Produção Científica (DePC)
Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar)
repositorio.sibi@ufscar.br

SIBi oferece treinamento na Biblioteca Digital IEEE Explore

Conheça a biblioteca do IEEE e aprenda estratégias de buscas para obter resultados mais relevantes
cartaz-ieee.jpeg

Para possibilitar conhecer melhor os recursos de plataformas digitais de informação o SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar) está realizando no dia 6 de maio o Treinamento online IEEE Xplore Digital Library (Biblioteca Digital IEEE Explore), voltado para a comunidade da UFSCar, com início às 15 horas.

O IEEE Xplore é um banco de dados de pesquisa para descoberta e acesso a artigos de periódicos, anais de conferências, normas técnicas e materiais relacionados em ciência da computaçãoengenharia elétrica e eletrônica e campos afins. Ele contém material publicado principalmente pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e outros editores parceiros. O IEEE Xplore fornece acesso na web a mais de 5 milhões de documentos. A palestrante será a bibliotecária Marcia Ferreira, Mestre em Library and Information Studies pela Florida State University e Gerente de Serviços ao Cliente para América Latina e Caribe do IEEE. Para se inscrever acesse aqui.

Live Direitos autorais: considerações sobre o uso legal e ético da informação

                                                                          direitos autorais.png

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar está organizando a live Direitos autorais: considerações sobre o uso legal e ético da informação, no dia 13 de maio (5ª. Feira). No cenário atual, esse tema interessa não só aos bibliotecários como também aos docentes que se encontram na modalidade de ensino não presencial. O uso intenso do meio digital mudou a forma de criação, acesso e uso da informação. Da mesma forma, o interesse nos direitos autorais tornou-se crescente, à medida que as novas possibilidades oferecidas pelo meio digital geram dúvidas sobre o que pode ou não ser feito em relação à informação. Nesta live, os direitos autorais serão abordados sob o ponto de vista legal e ético da informação. No aspecto legal, serão apresentados alguns tópicos sobre a legislação de direitos autorais e suas limitações e exceções, assim como assuntos relacionados, a exemplo de direitos autorais no ambiente eletrônico, as licenças Creative Commons e os Recursos Educacionais Abertos (REA). No aspecto ético, serão apresentados tópicos como autoria, plágio, revistas predatórias e boas práticas científicas. O convidado é Eduardo Graziosi Silva, bibliotecário pela UFSCar, doutorando e mestre em Ciência da Informação pela UNESP–Marília e Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário da Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (EESC-USP). A Profa. Dra. Ariadne Chloe Furnival, do Departamento de Ciência da Informação (UFSCar) fará a mediação do evento. As inscrições estão disponíveis aqui. Haverá emissão de certificados e intérprete de Libras. O evento, online, ocorre a partir das 14:30h, com transmissão ao vivo pelo canal do SIBi no YouTube.

Contamos com a presença de vocês. PARTICIPEM!!!

SIBi informa Trial da American Psychiatric Association - APA disponível por 90 dias

                                                                                           Cartaz trial APA.jpg
A APA está disponibilizando o acesso gratuito aos seguintes journals no trial: American Journal of Psychiatry; American Journal of Psychotherapy; FOCUS; Psychiatric News; Psychiatric Research and Clinical Practice; Psychiatric Services e Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences.
O conteúdo da APA abrange psiquiatria, saúde mental e ciência comportamental, oferecendo informações relevantes, atualizadas e acessíveis voltadas para psiquiatras, outros profissionais de saúde mental, residentes psiquiátricos, estudantes de medicina e público em geral.
O acesso está disponível aqui: https://www.psychiatryonline.org/
Com o login: ufsc@pol.org e a senha: SIBi2021@
A respeito da avaliação do trial você pode responder à pesquisa de avaliação. Disponível aqui: https://survey.zohopublic.com/zs/JcBUuZ

Semana Acadêmica da Biblioteca Campus de Araras – UFSCar De 24 a 27 de maio de 2021

                                                                                          semana academica biblioteca 2021.jpg

A Biblioteca Campus de Araras da UFSCar realiza a 5ª edição do evento “Semana Acadêmica da Biblioteca” e tem como objetivo promover palestras com temas multidisciplinares, nesta edição, em especial, com foco em temas relacionados a questões emocionais, leitura e organização dos estudos.
As palestras serão disponibilizadas no canal do youtube da Biblioteca Campus de Araras da UFSCar (BAr), link do canal
(https://www.youtube.com/channel/UC75X1d3dAsdQy4gGf08rEMw) conforme programação do evento. O evento não será ao vivo.

As inscrições poderão ser feitas pelos links dos formulários a seguir:

24 de maio às 14h
Palestra: Autocuidado para manter a saúde mental
Palestrante: Ricardo Oliveira - Psicólogo do Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar - Campus Araras. Mestre e doutorando em Psicologia pela UFSCar.
Inscrições (até dia 24/05)
https://bityli.com/RH9Sc

25 de maio às 14h
Palestra: A mediação da leitura e a formação de cidadãos leitores
Palestrante: Fernando Brito da Costa Dias - Bibliotecário da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo atuando na Diretoria de Ensino Regional de São Carlos, sendo responsável pelo Programa Salas de Leitura nas escolas públicas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino. Mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, graduando em Direito no Centro Universitário Central Paulista.
Inscrições (até 25/05)
https://bityli.com/8CgRx

26 de maio às 14h
Palestra: Biblioterapia: conexão saudável em tempos de pandemia
Palestrante: Maria Aparecida Pardini - Bibliotecária/Unesp. Especialista em Psicologia Multifocal. Aperfeiçoamento em dicas lúdicas para pais e professores. Idealizadora do Cantinho da Biblioterapia. Facilitadora do Curso “Um mergulho na biblioterapia” e Círculos de Biblioterapia. Mediadora de leitura no Clube de Leitura 6.0. Biblioterapeuta.
Inscrições (até 26/05)
https://bityli.com/5iOb4

27 de maio às 14h
Palestra: Organização dos estudos em tempos de pandemia
Palestrantes: Camila de Paula Faria; Isabella Toselli Prequero; Paola Martins Pedroso de Lima e Samuel Pires Rodrigues (Equipe ProEstudo - Estudantes Psicologia UFSCar)
O Programa de Capacitação Discente para o Estudo (ProEstudo) é realizado por uma parceria entre a Pró Reitoria de Graduação (ProGrad) e o Departamento de Psicologia, sendo formado por estudantes e docentes do curso de Psicologia da UFSCar. A equipe oferece palestras e atendimentos individuais ao público universitário. O objetivo é apoiar o estudante de graduação em desenvolver e aprimorar seu repertório de estudos, melhorando seu aproveitamento acadêmico, a fim de evitar a evasão e repetência universitária.
Inscrições (até 27/05)
https://bityli.com/v6Nnf

Haverá emissão de certificados mediante preenchimento do questionário de avaliação das palestras que será enviado por meio do e-mail cadastrado na inscrição.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi) realiza sua próxima live "Papel das licenças Creative Commons" no ambiente digital no próximo dia 17 de junho às 14h30

                                                                 
                                                                      creative noticia.jpeg
Continuando a abordar a temática do direito autoral, pois esta é central para as atividades das universidades, principalmente neste momento de ensino remoto, à medida que as novas possibilidades oferecidas pelo meio digital geram muitas dúvidas sobre o que pode ou não ser feito em relação à informação.
As licenças Creative Commons são ferramentas importantes para que universidades atinjam seus objetivos. Nesta live será apresentado o que são as licenças Creative Commons, como elas podem afetar atividades de educação e de pesquisa, aulas e palestras on-line e atividades de bibliotecas e arquivos.
O convidado é André Houang, bacharel em direito e mestrando em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do InternetLab e Coordenador da Reforma da Lei de Direitos Autorais do Creative Commons Brasil. A mediação da live será feita pela bibliotecária e mestra Cristina Marchetti Maia, do SIBi-UFSCar. As inscrições devem ser feitas com o preenchimento do formulário online em: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdHYyn_GSW.../viewform
O evento é gratuito, com transmissão pelo YouTube https://www.youtube.com/watch?v=F1s0jcxnGjg, aberto ao público e contará com tradução em Libras*. Haverá emissão de certificados.



SIBi divulga aplicativo para acessar Normas da ABNT

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi), por meio do Grupo - Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE), divulga o aplicativo para smartphone da Target GEDWeb. Esse aplicativo é utilizado para acessar as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) disponíveis para a comunidade da UFSCar. Atualmente, estão disponíveis 117 normas de diversas áreas, como gestão ambiental, gestão de riscos, informação e documentação etc. O CapacITE elaborou um tutorial ensinando como instalar o aplicativo, que pode ser acessado clicando aqui.

Os requisitos para conseguir realizar o acesso são:

Possuir dispositivo móvel compatível com sistemas Android 5.0 ou superior e IOS 12.1 ou superior;
Possuir login de acesso no Sistema Pergamum da sua Biblioteca (para quem já tem cadastro na Biblioteca o login é o número UFSCar e a senha é a mesma dos Sistemas da UFSCar, como o SIGA e SAGUI);
Instalar o aplicativo Target GEDWeb no dispositivo móvel através das lojas Play Store ou App Store.
Ter um e-mail nos domínios @ufscar.br e @estudante.ufscar.br.


Dúvidas pelo e-mail: bar.referencia@ufscar.br ou entre em contato com o Suporte Técnico da Target através do e-mail: suporte@target.com.br ou (11) 5641-4655 Ramal: 881.

Conheça a Biblioteca Campus Araras da UFSCar! Faça um Tour Virtual

                                                         vídeo bar.png

O vídeo apresenta a equipe, os espaços e os projetos da B-Ar. Acesse: https://youtube.com/watch?v=wYG7vA

SIBi promove live sobre gestão de dados de pesquisa com a ferramenta DMPTool

                                                                                             DMPTOOL.jpeg

No próximo dia 19 de agosto (5ª. Feira) dando continuidade à série de lives que abordam necessidades atuais das bibliotecas universitárias, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), da UFSCar, promove o bate-papo virtual, intitulado Por que usar a DMPTool para a gestão de dados de pesquisa? A ferramenta DMPTool é utilizada para elaborar o Plano de gestão de dados (PGD), um documento exigido por agências financiadoras, no qual o pesquisador pode descrever aspectos da gestão dos dados de pesquisa incluindo o que será feito com os dados durante ou após a finalização da pesquisa. A gestão dos dados propicia benefícios tanto para o pesquisador quanto para a comunidade. Nesta live serão abordadas as características do DMPTool, sua estrutura, seus requisitos e as práticas da gestão de dados de pesquisa.

A convidada é Elizabete Monteiro, bibliotecária da Unesp de Marília desde 2009 e doutoranda em Ciência da Informação na mesma instituição. Pesquisa sobre dados de pesquisa, ciclo de vida dos dados, gestão de dados, plano de gestão de dados, repositórios de dados, privacidade de dados dentre outros. A live contará com a participação especial da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, Profa.  Diana Junkes Bueno Martha. A bibliotecária Camila Cassiavilani, Diretora do SIBi-UFSCar, fará a mediação da conversa. As inscrições gratuitas devem ser feitas com o preenchimento deste formulário online com emissão de certificado no dia do evento. O bate-papo acontece a partir das 14h, pelo canal do SIBi no YouTube.

Repositório Institucional implementa módulo de validação na Coleção de TCC

A Câmara Técnica do Repositório Institucional (CT-RI), do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar, informa que, desde o dia 1º de setembro, está implementado o módulo de validação na Coleção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Repositório Institucional (RI) da Universidade.

A inserção do módulo de validação na Coleção de TCC significa que o acesso público aos trabalhos submetidos só acontecerá após a verificação dos dados de sua submissão pela equipe das bibliotecas do SIBi. Sendo assim, sempre que um problema for identificado, o docente será informado por e-mail e deverá realizar as correções necessárias para que o TCC possa ser disponibilizado no RI.

Todas as informações sobre o autodepósito de TCC e as correções das submissões rejeitadas estão disponíveis no Manual de Autodepósito de Trabalho de Conclusão de Curso.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Produção Científica (DePC), pelo e-mail repositorio.sibi@ufscar.br, ou com a biblioteca do seu campus (ri.bar@ufscar.br, ri.bls@ufscar.br, ri.bso@ufscar.br, ri.bco@ufscar.br).

Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Coordenadoria de Comunicação Social. Repositório Institucional implementa módulo de validação na Coleção de TCC. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Coordenadoria de Comunicação Social. [InfoRede] Notícias UFSCar. Destinatário: Denilson de Oliveira Sarvo. [S. l.], 09 set. 2021. 1 mensagem eletrônica.

Acompanhe a BAr também pelas redes sociais oficiais