Biblioteca do Campus Araras terá Espaço de Memória com obras do Instituto do Açúcar e Álcool (IAAA)

Notícia publicada no Portal UFSCar
Adriana Arruda - Publicado em 26-02-2019

Biblioteca do Campus Araras terá museu do Instituto do Açúcar e Álcool

A equipe da Biblioteca do Campus Araras (B-Ar) da UFSCar está trabalhando na criação de um museu que contará a história do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), inaugurado em 1933, com sede no Rio de Janeiro e com uma unidade na cidade de Araras, e que teve o intuito de atuar como agente regulador e planejador do setor sucroenergético do Brasil até 1990, data em que foi extinto. Desde 2017, a B-Ar tem realizado a seleção, o reparo, a higienização e o preparo técnico dos registros bibliográficos do IAA. "Esse acervo tem grande importância histórica, por isso tomamos a decisão de organizá-lo e preservá-lo, além de torná-lo acessível ao público", explica Alini Demarchi, Diretora da B-Ar.

Em novembro de 2018, a Biblioteca recebeu a doação de materiais bibliográficos adicionais, além de objetos pertencentes ao IAA, feita por professores do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR-Ar), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, que entendem que a Biblioteca é um espaço cultural de preservação e acesso à informação e memória. "A partir desta doação, tivemos a ideia de montar um espaço na B-Ar que será o museu do IAA, com materiais daquela época, muitos deles exclusivos", conta Demarchi. O espaço será aberto para visitação gratuita do público.

Para compor o acervo do museu, a Biblioteca organizou uma campanha de doações de livros, objetos e fotos da época do IAA. As doações podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca do Campus Araras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-2632 e pelo e-mail bar.referencia@ufscar.br.