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Biblioteca do Campus Araras terá Espaço de Memória com obras do Instituto do Açúcar e Álcool (IAAA)

Notícia publicada no Portal UFSCar
Adriana Arruda - Publicado em 26-02-2019 

 
Biblioteca do Campus Araras terá museu do Instituto do Açúcar e Álcool
 
A equipe da Biblioteca do Campus Araras (B-Ar) da UFSCar está trabalhando na criação de um museu que contará a história do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), inaugurado em 1933, com sede no Rio de Janeiro e com uma unidade na cidade de Araras, e que teve o intuito de atuar como agente regulador e planejador do setor sucroenergético do Brasil até 1990, data em que foi extinto. Desde 2017, a B-Ar tem realizado a seleção, o reparo, a higienização e o preparo técnico dos registros bibliográficos do IAA. "Esse acervo tem grande importância histórica, por isso tomamos a decisão de organizá-lo e preservá-lo, além de torná-lo acessível ao público", explica Alini Demarchi, Diretora da B-Ar.

Em novembro de 2018, a Biblioteca recebeu a doação de materiais bibliográficos adicionais, além de objetos pertencentes ao IAA, feita por professores do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR-Ar), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, que entendem que a Biblioteca é um espaço cultural de preservação e acesso à informação e memória. "A partir desta doação, tivemos a ideia de montar um espaço na B-Ar que será o museu do IAA, com materiais daquela época, muitos deles exclusivos", conta Demarchi. O espaço será aberto para visitação gratuita do público.

Para compor o acervo do museu, a Biblioteca organizou uma campanha de doações de livros, objetos e fotos da época do IAA. As doações podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca do Campus Araras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-2632 e pelo e-mail bar.referencia@ufscar.br.

 

RESULTADO (16/08)- Abertura de edital para seleção de bolsista extensão- até 13 de agosto

A partir do dia 06 de agosto estão abertas as inscrições para a seleção de 1 bolsista de extensão no âmbito da Atividade de Extensão, intitulada “Apoio na criação do Museu do Instituto de Açúcar e Álcool - Campus Araras”, contemplada pelo Edital especial com temática específica sobre a memória da universidade, em comemoração aos 50 anos da UFSCar.
Para mais informações acessar o edital de seleção.

 

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO:

O bolsista selecionado foi: Davi de Oliveira dos Santos

Agradecemos o interesse e participação de todos os candidatos.

Treinamento de pesquisa- Usando os recursos da Clarivate Analytics para levantamento bibliográfico e análise bibliométrica

Serão apresentadas importantes bases de dados e ferramentas de pesquisa como a base de dados Web of Science e outras plataformas disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, portanto toda a comunidade acadêmica da UFSCar possui acesso. O curso é destinado para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em geral, pois serão demonstrados recursos importantes para quem realiza pesquisa e deseja ampliar seus conhecimentos nessa área. O curso é gratuito e possui emissão de certificado

 

Dia: 11/09/2019 (quarta-feira)
Horário: das 09h às 12h
Local: Anfiteatro- Bloco A

Instrutora: Deborah Dias-  é responsavel por treinamento e suporte aos usuários dos produtos da Clarivate Analytics no Brasil há 12 anos. Possui graduação em Arqueologia, Engenharia de Software e Administração de Marketing e mais de 20 de experiencia em treinamento e suporte a usuários.

 

Conteúdo:

- Web of Science (WOS), coleção principal: A WOS é a mais renomada e confiável plataforma de busca de citações científicas do mundo. Vamos aprender a encontrar as referências bibliográficas e textos completo dos artigos, utilizando estratégias e filtros de pesquisa, assim como fazer algumas análises bibliométricas (com gráficos e tabelas) dos resultados encontrados.

Derwent Innovation Index (DII): Base de busca e análise de patentes globais, fornece todas as informações necessárias para fundamentar as decisões mais precisas sobre propriedade intelectual e estratégias de negócios.

Journal Citation Report (JCR): O JCR é a maior fonte para avaliar revistas científicas, vamos aprender a buscar quais as revistas mais influentes de determinadas áreas do conhecimento, verificar qual a origem dessas revistas e informações sobre indicadores de qualidade como o Fator de Impacto (JIF).

EndNote Online: O EndNote é um gerenciador de bibliografia, permite fazer a formatação automática da bibliografia de suas pesquisas, organizar as referências e criar sua própria biblioteca de referências.

 

Link das inscrições: encurtador.com.br/hjuE0 (Vagas limitadas!)

Os participantes que desejarem, trazer seu notebook com acesso à internet (Rede Eduroam)

 

Para mais informações entre em contato: bar.referencia@ufscar.br

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SIBi solicita à comunidade que siga a padronização oficial de nomenclatura da UFSCar em publicações acadêmicas e científicas

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar, em conjunto com a Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da Universidade, solicita à comunidade acadêmica - servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da graduação e pós-graduação - que dedique atenção à padronização oficial de nomenclaturas da UFSCar, sobretudo em relação ao nome da Instituição, que deve ser escrito por extenso, seguido da sigla - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, quando citada pela primeira vez e, depois, somente a sigla, respeitando maiúsculas e minúsculas.

Esta padronização é de extrema importância para aumentar a visibilidade da UFSCar em publicações, bem como facilitar o levantamento de indicadores da produtividade dos pesquisadores, docentes e discentes da Instituição. Também é essencial para facilitar o povoamento do Repositório Institucional (RI) da Universidade, com a compilação de todos os tipos de publicações realizados na Instituição, e para aprimorar o levantamento de dados para rankings universitários.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a Divisão de Tecnologia (DiT) do SIBi pelo e-mail tecnologia.sibi@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8429.

Biblioteca fechada por tempo indeterminado disponibiliza serviços on-line

 
As Bibliotecas da UFSCar, a Editora (EDUFSCar), a Gráfica e a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo (UMMA) replanejaram suas rotinas de trabalho e continuam atendendo à distância. Livros poderão ser entregues após a suspensão de aulas sem aplicação de multa.

Conforme ressaltam as Bibliotecas da UFSCar em suas redes sociais, "A Biblioteca está fechada e estamos em casa, mas trabalhando!". Conheça os serviços mantidos ao mesmo tempo em que é preservada a saúde dos servidores e usuários das Bibliotecas:

- Elaboração de ficha catalográfica para materiais produzidos por autores vinculados à UFSCar;
- Emissão de atestado negativo para pós-graduandos;
- Orientação sobre normatização de trabalhos acadêmicos (ABNT);
- Auto depósito de dissertações, teses e validação no Repositório Institucional;
- Cadastro de calouros, dentre outros serviços.

"Os serviços oferecidos pelas Bibliotecas, neste período, são de extrema importância a toda comunidade. Além disso, também é essencial a atuação das outras unidades em home office neste período. É o caso da Gráfica, que realiza serviços de digitalização, e da Editora, que apoia, por e-mail, todo o processo de produção dos livros.

E os leitores interessados podem acessar o Fundo do sociólogo Florestan Fernandes sem sair de casa! (clique aqui)", explicou o Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBI/ UFSCar).

Para mais informações e dúvidas entre em contato com a equipe da Biblioteca campus de Araras:
E-mail - bar.referencia@ufscar.br 
Instagram: bar_ufscar
Facebook: bar ufscar
 
Notícia publicada no Portal UFSCar em 31/03/2020
 

Conteúdo sobre coronavírus liberado no Portal de Periódicos Capes (Dica 1 quarentena)

Portal de Periódicos Capes reúne conteúdo sobre Coronavírus

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza, por meio do Portal de Periódicos, diversos conteúdos para o enfrentamento dos atuais desafios clínicos relacionados ao covid-19.

Para dar força a esse trabalho, o órgão emitiu um ofício no dia 20 de março convocando os editores internacionais a se mobilizarem na luta contra o novo coronavírus. O presidente da CAPES, Benedito Aguiar, solicitou o acesso aberto a artigos e outros materiais pertinentes ao tema de forma rápida, irrestrita e ampla.

Diversas editoras se uniram à iniciativa e estão permitindo acesso gratuito a conteúdos relacionados ao coronavírus. Os conteúdos ficarão disponíveis sem controle de acesso por tempo limitado, determinado por cada editora.

As informações são publicadas no Portal de Periódicos CAPES e atualizadas com frequência. Para mais informações, acesse: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pnews&Itemid=304

 

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Biblioteca comemora 10 anos em seu atual prédio

O novo prédio da Biblioteca completa neste mês de março 10 anos de sua inauguração!

A biblioteca teve sua origem no Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e foi incorporada à UFSCar em 1991, juntamente com todo maquinário e pessoal do extinto IAA.

 

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Dicas Quarentena

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Livros eletrônicos de acesso gratuito (Dica 4 quarentena)

A B-Ar divulga alguns sites de livros eletrônicos (e-books) de acesso gratuito, disponíveis não só durante o período de quarentena, pois são fontes de informação de acesso aberto.

 

  • Biblioteca Virtual de Literatura: http://www.biblio.com.br/. Possui títulos de domínio público e variedade de opções em língua portuguesa.
  • Biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/ . No site do Plano Nacional de Leitura, de Portugal, é possível fazer uma busca dos livros por idades (dos 5 aos 14 anos), em formato digital e áudio livro. A oferta temática é muito variada, de ficção à poesia.
  • Biblioteca Digital Luso-Brasileira: https://bdlb.bn.gov.br/. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.
  • Biblioteca Mundial Digitalhttps://www.wdl.org/pt/Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Com sistema de busca também em português.
  • Cultura Brasilhttp://www.culturabrasil.org/download.htmCom acervo de vários assuntos; não possui catálogo automatizado e é preciso identificar o item desejado numa enorme lista.
  • Free-e-bookshttps://portugues.free-ebooks.net/ . Disponibiliza livros de ficção, romance, mistério, negócios, autoajuda.
  • Google Livros: https://books.google.com/?hl=pt-BRPermite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.
  • Guia de Educação: https://canaldoensino.com.br/blog/category/livros-gratis Portal dedicado a educação, lançado em janeiro de 2012, disponibiliza mais de dois mil livros de domínio público, vídeo aulas, bem como conteúdo sobre redes sociais na educação.
  • Open Libraryhttps://openlibrary.org/. Projeto do Internet Archive, iniciado em 1996, que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download, em inúmeros idiomas, incluindo 261 obras em português.
  • Portal Domínio Públicohttp://www.dominiopublico.gov.br. Conta com um acervo de mais de 174 mil documentos. Excelente para as obras que estão em domínio público das literaturas brasileira e portuguesa.
  • Projeto Adamastor: http://projectoadamastor.org/catalogo/Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições. 
  • Projeto Gutenberg: https://www.gutenberg.org/catalog/A plataforma digital, criada em 1971 pelo escritor e bibliotecário norte-americano Michael S. Hart (a mais antiga biblioteca digital do mundo) oferece mais de 61 mil livros eletrônicos gratuitos. Os livros em língua inglesa estão em maioria, mas existem várias centenas em português, de vários temas, épocas e autores.
  • Universidade de São Paulo. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlinhttps://digital.bbm.usp.brProjeto criado para abrigar e integrar a Brasiliana reunida ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e doada, por ele, sua esposa Guita e seus filhos, à USP. São cerca de 17.000 títulos, ou 40.000 volumes: obras de literatura brasileira (e portuguesa), relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras). 
  • Universidade Federal de Santa Catarina. Biblioteca Digital de Literaturahttps://www.literaturabrasileira.ufsc.brProjeto que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 78 mil obras de 21 mil autores. 

 

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ABNT libera lista de 32 normas gratuitas para contribuir no combate ao COVID-19 (Dica 5 quarentena)

Na semana passada, em resposta à Resolução 356/2020 da ANVISA, a ABNT disponibilizou gratuitamente à sociedade, as normas técnicas relacionadas à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde.

Nesta semana (a partir de 06/04/2020), coloca também à disposição as normas referentes à ventiladores pulmonares e mais alguns produtos. No total, são 32 normas técnicas gratuitas, que poderão ser visualizadas integralmente e impressas diretamente da Loja Virtual ABNT, no ABNTCatálogo (www.abntcatalogo.com.br).

Confiram a listagem completa das normas:
- ABNT NBR IEC 60601-1:2010 - Equipamento eletromédico - Parte 1: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial
- ABNT NBR IEC 60601-1:2010  Emenda 1:2016 - Equipamento eletromédico - Parte 1: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial
- ABNT NBR IEC 60601-1-2:2017 - Equipamento eletromédico - Parte 1-2: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial - Norma Colateral: Perturbações eletromagnéticas - Requisitos e ensaios
- ABNT NBR IEC 60601-1-6:2011 Versão Corrigida 2013 - Equipamento eletromédico - Parte 1-6: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial - Norma colateral: Usabilidade
- ABNT NBR IEC 60601-1-8:2014 Versão Corrigida 2015 - Equipamento eletromédico - Parte 1-8: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial - Norma colateral: Requisitos gerais, ensaios e diretrizes para sistemas de alarme em equipamentos eletromédicos e sistemas eletromédicos
- ABNT NBR IEC 60601-1-10:2010  Versão Corrigida 2013 - Equipamento eletromédico - Parte 1-10: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial - Norma colateral: Requisitos para o desenvolvimento de controladores fisiológicos em malha fechada
- ABNT NBR IEC 60601-1-10:2010 Emenda 1:2017 - Equipamento eletromédico - Parte 1-10: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial — Norma colateral: Requisitos para o desenvolvimento de controladores fisiológicos em malha fechada
- ABNT NBR ISO 80601-2-12:2014 - Equipamento eletromédico - Parte 2-12: Requisitos particulares para a segurança básica e o desempenho essencial de ventiladores para cuidados críticos
- ABNT NBR ISO 14971:2009 - Produtos para a saúde — Aplicação de gerenciamento de risco a produtos para a saúde
- ABNT NBR ISO/TR 24971:2014 - Produtos para a saúde - Orientações para a aplicação da ABNT NBR ISO 14971
- ABNT NBR IEC 62366: 2016 - Produtos para a saúde — Aplicação da engenharia de usabilidade a produtos para a saúde
- ABNT NBR ISO 11193-2:2013 - Luvas para exame médico de uso único - Parte 2: Especificação para luvas produzidas de policloreto de vinila
- ABNT NBR ISO 11193-1:2015 - Luvas para exame médico de uso único - Parte 1: Especificação para luvas produzidas de látex de borracha ou solução de borracha
- ABNT NBR 16693:2018 - Produtos têxteis para saúde - Aventais e roupas privativas para procedimento não cirúrgico utilizados por profissionais de saúde e pacientes - Requisitos e métodos de ensaio
- ABNT NBR 16064:2016  - Produtos têxteis para saúde - Campos cirúrgicos, aventais e roupas para sala limpa, utilizados por pacientes e profissionais de saúde e para equipamento - Requisitos e métodos de ensaio
- ABNT NBR 14858:2010  - Artigos de nãotecidos de uso odonto-médico-hospitalar - Terminologia
- ABNT NBR 14920:2008 - Nãotecido para artigo de uso odonto-médico-hospitalar - Determinação da resistência à penetração bacteriológica a seco
- ABNT NBR 15622:2008 - Nãotecido para artigo de uso odonto-médico-hospitalar - Determinação da resistência à penetração bacteriológica a úmido
- ABNT NBR 14614:2017 - Nãotecido para artigo de uso odonto-médico-hospitalar - Determinação da barreira úmida na jarra Mason
- ABNT NBR 16064:2016  - Produtos têxteis para saúde - Campos cirúrgicos, aventais e roupas para sala limpa, utilizados por pacientes e profissionais de saúde e para equipamento - Requisitos e métodos de ensaio
- ABNT NBR ISO 13688:2017  - Vestimentas de proteção - Requisitos gerais
- ABNT NBR 13697:2010  - Equipamento de proteção respiratória — Filtros para partículas
- ABNT NBR 13698:2011  - Equipamento de proteção respiratória — Peça semifacial filtrante para partículas
- ABNT NBR 16360:2015  - Proteção ocular pessoal — Protetor ocular e facial tipo tela — Requisitos
- ABNT NBR 14873:2002  - Nãotecido para artigos de uso odonto-médico-hospitalar - Determinação da eficiência da filtração bacteriológica
- ABNT NBR 15052:2004  - Artigos de nãotecido de uso odonto-médico-hospitalar - Máscaras cirúrgicas - Requisitos
- ABNT NBR ISO 10651-6:2015 - Ventiladores pulmonares para uso médico — Requisitos particulares para segurança e desempenho essencial - Parte 6: Equipamento de suporte ventilatório para uso domiciliar
- ABNT NBR ISO 10651-5:2017 - Ventiladores pulmonares para uso médico — Requisitos particulares de segurança e de desempenho essencial - Parte 5: Reanimadores de emergência a gás
- ABNT NBR ISO 10651-4:2011 - Ventiladores pulmonares - Parte 4: Requisitos particulares para reanimadores operados manualmente
- ABNT NBR ISO 10651-3:2014 - Ventiladores pulmonares para uso médico - Parte 3: Requisitos particulares para ventiladores de transporte e emergência
- ABNT NBR ISO 18562-2:2020 - Avaliação de biocompatibilidade de vias de gases respiratórios em aplicações de cuidados à saúde - Parte 2: Ensaios para emissões de matéria particulada
- ABNT NBR ISO 18562-1:2020 - Avaliação de biocompatibilidade de vias de gás de respiração em aplicações de cuidados à saúde - Parte 1: Avaliação e ensaio dentro de um processo de gerenciamento de risco

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Cursos on-line gratuitos

Aproveite a quarentena para se aperfeiçoar. A B-Ar preparou uma lista de sites que disponibilizam cursos à distância, gratuitos!

ENAP: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/

Fundação Getúlio Vargas: https://www5.fgv.br/

Fundação Oswaldo Cruz: https://portal.fiocruz.br/cursos

Senado Federal: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/menu/professores/cursos-on-line

UFSCar (POCA- Portal de Cursos Abertos)https://cursos.poca.ufscar.br/

USP (E-aulas- Portal de Videoaulas)http://eaulas.usp.br/portal/home

 

 

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Cadastro da biblioteca para os alunos de Pós Graduação

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Sobre as renovações e devoluções dos livros

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Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais recebe publicações da comunidade UFSCar

A Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI), unidade da Divisão de Tecnologia do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar, recebe publicações da comunidade UFSCar - servidores docentes e técnico-administrativos, ativos e aposentados, além de discentes de graduação e pós graduação - que não serão publicadas pela EdUFSCar, tais como relatórios técnicos e estatísticos, estudos, manuais, normas de orientação e outros documentos administrativos, técnicos ou tecnológicos, de interesse da Universidade e da sociedade. À CPOI compete padronizar, disponibilizar e preservar essas publicações da forma mais ampla possível. Para enviar as demandas, o material deverá seguir as normas da ABNT e afins. Às publicações será atribuído também o ISBN (International Standard Book Number), que é uma padronização internacional normalizada para livros. O material digital será depositado no Repositório Institucional (RI) da UFSCar assim que a coleção da Produção Institucional for disponibilizada. Esclarecimentos e mais informações podem ser solicitados com a bibliotecária Marina Penteado pelo e-mail cpoiufscar@gmail.com. Dados adicionais sobre o CPOI - como detalhes sobre procedimentos para envio de demandas e padronização de publicações -, bem como as atuais publicações disponíveis, estão disponíveis em http://www.sibi.ufscar.br/unidades/cpoi.

Fontes de informação on-line sobre COVID-19

 

A B-Ar elaborou uma lista com algumas fontes de informação nacionais e internacionais em acesso aberto sobre COVID-19.

A planilha está em em constante atualização. Consulte aqui.

SIBi oferece treinamento online no dia 29/06 sobre a Biblioteca Digital IEEE Explore- APRESENTAÇÃO DISPONÍVEL

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar realiza, na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, o treinamento online IEEE Xplore Digital Library (Biblioteca Digital IEEE Explore), que compartilhará estratégias de buscas para obter resultados mais relevantes nesta plataforma. A atividade, voltada à comunidade da UFSCar, será conduzida pela bibliotecária Marcia Ferreira, mestre em Library and Information Studies pela Florida State University e Gerente de Serviços ao Cliente para América Latina e Caribe pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O encontro acontece a partir das 14 horas, é gratuito e as inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário online:  https://bit.ly/2A5wjtp. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

O IEEE Xplore é um banco de dados de pesquisa para descoberta e acesso a artigos de periódicos, anais de conferências, normas técnicas e materiais relacionados em Ciência da Computação, engenharias Elétrica e Eletrônica e campos afins. Ele contém material publicado principalmente pelo IEEE e outros editores parceiros. O IEEE Xplore fornece acesso na web a mais de 5 milhões de documentos. Mais informações sobre o treinamento estão disponíveis aqui.

Clique aqui para visualizar a apresentação.

SIBi e Clarivate promovem webinar no dia 25/06 sobre bibliometria e produção científica- APRESENTAÇÃO DISPONÍVEL

No dia 25 de junho, às 15 horas, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar e a Clarivate promovem o webinar "Utilizando as ferramentas de análise da Web of Science (WoS) e do Journal Citation Reports (JCR) para a bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica".  A palestra online será ministrada por Deborah Dias, solution specialist da Clarivate, e é voltada a pesquisadores docentes, estudantes de pós-graduação, bibliotecários e também aberta ao público em geral. Tanto a WoS como o JCR estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, comumente utilizado pela comunidade acadêmica. O encontro tem o objetivo de discutir o que é bibliometria, suas aplicações e como a WoS e o JCR auxiliam no processo de avaliação da produção científica. Os tópicos abordados serão: "Você já ouviu falar em bibliometria?"; "Para que serve a bibliometria?"; "Por que é importante analisar uma produção científica?"; e "Quais as aplicações da análise de bibliometria?". O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

Clique aqui para baixar a apresentação.

 

Repositório Institucional da UFSCar lança Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

O Departamento de Produção Científica (DePC) do SIBi-UFSCar informa o lançamento da Coleção de TCC no Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar), voltada para o depósito de trabalhos de conclusão de cursos de graduação da Universidade.

O RI-UFSCar é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.

O depósito de TCC está previsto pela Resolução CoG nº 322, de 27 de abril de 2020 e deve ser realizado pelo docente orientador com vínculo ativo na Universidade. O depósito dos trabalhos deve ser realizado na respectiva coleção reservada para os TCC, observando as orientações do Manual de autodepósito de trabalhos de conclusão de curso, disponível na interface do RI-UFSCar.

Autorização para depósito

Como ação prévia ao depósito, o estudante responsável pela elaboração do TCC deve entregar juntamente com a versão final de seu trabalho o Formulário de autorização para depósito e disponibilização de itens no RI-UFSCar assinado, que deve ser encaminhado ao docente e armazenado cópia na Secretaria do Curso de Graduação.

Vale destacar que não há limites de prazo para o depósito, isto é, TCC antigos também poderão ser depositados, entretanto existe a obrigatoriedade do preenchimento e assinatura do Formulário de autorização para depósito e disponibilização de itens no RI-UFSCar, além de armazenamento do mesmo na secretaria do curso.

Acesso ao RI-UFSCar

Para o acesso ao sistema de submissão é necessário que o docente orientador realize login no endereço repositorio.ufscar.br, utilizando o Número UFSCar (login) e senha. Caso não saiba qual é o Número UFSCar, é possível ter acesso a ele aqui e, se necessário, recuperar a senha aqui.

Ao depositar o item no RI-UFSCar, o docente orientador deverá informar os metadados da produção e depositar a versão completa e definitiva em formato PDF ou em extensões próprias para formatos de audiovisual.

Dúvidas sobre o depósito de itens no RI-UFSCar podem ser esclarecidas com a equipe do Departamento de Produção Científica (DePC) do SIBi-UFSCar pelo e-mail repositorio.sibi@ufscar.br. Os esclarecimentos necessários sobre o fluxo de depósito de TCC, previsto pela Resolução CoG, podem ser tratados com a equipe da ProGrad pelo e-mail prograd@ufscar.br.

Grupo Capacitação em Informação e Tecnologias Informacionais (CapacITE) elabora guia sobre como ter acesso a conteúdo on-line

O Grupo Capacitação em Informação e Tecnologias Informacionais (CapacITE), do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar), apresenta um guia rápido de perguntas e respostas sobre como deve ser feito o acesso a conteúdos on-line, como por exemplo às Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Portal de Periódicos CAPES.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail da Biblioteca: bar.referencia@ufscar.br.

Acesse aqui o guia.

SIBi promove treinamento da American Chemical Society no dia 25 de agosto- APRESENTAÇÃO DISPONÍVEL

No dia 25 de agosto, às 14h30, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar dá continuidade à apresentação de soluções informacionais disponíveis no Portal da Capes, com a realização do treinamento virtual "Conteúdos científicos, recursos e soluções da American Chemical Society (ACS) para alavancar sua pesquisa". O objetivo dessa capacitação é apresentar à comunidade universitária os conteúdos científicos da ACS disponíveis na área de Química e ciências correlatas, tais como: Medicina, Farmacologia, Biotecnologia, Agricultura, Ciência de Alimentos, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Energia, Engenharias, Transporte, Ciência dos Materiais, Nanotecnologia, dentre outras. A atividade também visa demonstrar o impacto e a relevância da informação científica, além de apresentar recursos gratuitos da ACS voltados para autores, pesquisadores e estudantes que buscam o desenvolvimento de habilidades na escrita e na efetividade da comunicação científica. O evento é gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas. 

Clique aqui para visualizar a apresentação.

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