Repositório Institucional da UFSCar lança Coleção de Artigos

O Departamento de Produção Científica (DePC) do SIBi-UFSCar informa o lançamento da Coleção de Artigos no Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar), voltada para o depósito de artigos publicados em periódicos científicos.

O RI-UFSCar é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.

Além de dar visibilidade à produção científica da comunidade acadêmica da UFSCar, a Coleção visa também atender a demanda de órgãos de fomento, como previsto na política de acesso a publicações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O depósito de artigos no RI UFSCar pode ser realizado por pessoas da comunidade acadêmica da UFSCar com vínculo ativo na Universidade.

As instruções para o autodepósito estão disponíveis no Manual de autodepósito de artigos, disponível em https://repositorio.ufscar.br/pages/instructions.

Políticas editoriais

Para a submissão de artigos no RI UFSCar é necessário consultar a política editorial do periódico onde ele está publicado, isto é, verificar as permissões e as licenças de depósito de publicações científicas. Essa consulta pode ser feita acessando o SHERPA/RoMEO (https://v2.sherpa.ac.uk/romeo/search.html), o Diadorim (https://diadorim.ibict.br/), as políticas editoriais do periódico ou entrando em contato com o editor do periódico. 

Acesso ao RI-UFSCar

Para o acesso ao sistema de submissão é necessário realizar o login no endereço repositorio.ufscar.br, utilizando o Número UFSCar (login) e senha. Caso não saiba qual é o Número UFSCar, é possível ter acesso a ele aqui e, se necessário, recuperar a senha aqui.

Para mais informações, entre em contato com a Biblioteca do seu campus: Biblioteca Campus Araras (B-Ar) - ri.bar@ufscar.br, Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) - ri.bls@ufscar.br, Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) - ri.bso@ufscar.br, Biblioteca Comunitária (BCo) ri.bco@ufscar.br ou com o Departamento de Produção Científica (DePC) pelo e-mail repositorio.sibi@ufscar.br.

Acompanhe a BAr também pelas redes sociais oficiais