Renovação
O usuário poderá realizar 1 (uma) renovação para cada obra emprestada. A renovação pode ser solicitada no balcão de empréstimo da biblioteca, mediante a apresentação da Identidade Estudantil/Identidade Funcional, ou realizada pelo próprio usuário nos terminais de consulta e autoempréstimo da biblioteca, ou pela opção “Meu Pergamum”, em qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
Atenção!
O sistema NÃO permitirá a renovação nos seguintes casos: (1) se o usuário estiver com essa, ou qualquer outra obra em seu poder com prazo de devolução expirado; (2) se a obra a ser renovada estiver reservada para outro usuário; (3) se o usuário estiver suspenso, por qualquer motivo.
Os prazos para devolução obedecem ao mesmo critério do empréstimo, ressalvando-se as categorias de usuários e suas particularidades. Ver Empréstimo de Obras.
Para realizar a renovação nos terminais de consulta e autoempréstimo:
1- O usuário deverá acessar a opção “Meu Pergamum” no menu suspenso à direita.
2- Na tela de autenticação, fazer o login do Meu Pergamum (mesmo login dos sistemas da UFSCar)
3- Na tela “Meu Pergamum”, aparecerá a lista com os “Títulos Pendentes”, ou seja, aquelas obras emprestadas pelo usuário e que estão pendentes de devolução. Também aparecerão as datas de devolução e a quantidade de renovações permitidas. Para renovar uma obra, clique no botão “Renovar” na frente da obra. O mesmo procedimento deverá ser feito em todas as obras listadas, caso o usuário deseje também renová-las.
4- A cada livro renovado aparecerá uma tela com o recibo de renovação contendo dados do usuário, a data da renovação, o título renovado e a data de devolução. O usuário poderá clicar no botão “Recibo por e-mail” para receber cópia do comprovante de renovação na conta de e-mail cadastrada na biblioteca. Clicando em voltar, a tela remeterá, novamente, aos Títulos Pendentes para que o usuário possa renovar as demais obras emprestadas.
5- Ao terminar a(s) renovação(ões), clique em “Logout” para sair do sistema e garantir sua segurança!