Boas práticas para o depósito de TCC no RI UFSCar

A Coleção de TCC, lançada em 2020, é destinada para o depósito de trabalhos de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conforme previsto pela Resolução CoG nº 322, de 27 de abril de 2020, e deve ser realizado por docentes com vínculos ativos na Universidade.

Com base nas instruções disponíveis no Manual de autodepósito de Trabalho de Conclusão de Curso, que visam garantir procedimentos e padrões do RI UFSCar, e a partir do trabalho de controle de qualidade realizado pela equipe do RI, destacam-se  boas práticas de depósito de TCC:

1) Responsabilidade do depósito: a submissão deve ser feita única e exclusivamente pelo docente orientador do TCC.

2) Autorização do depósito: o Formulário de autorização para depósito e disponibilização de itens no RI UFSCar é um documento obrigatório que deve ser assinado pelo aluno autorizando a reprodução e depósito do TCC, e que deve ser obrigatoriamente armazenado na secretaria do curso de graduação. Esse documento não deve ser anexado no momento da submissão do TCC no RI UFSCar.

3) Acesso ao RI UFSCar: para fazer login no RI UFSCar informe seu Número UFSCar (login) e senha. Caso não saiba qual é o seu Número UFSCar, você pode ter acesso a ele aqui. Se necessário, recupere a sua senha aqui.

3) Elaboração automatizada de referência: destaca-se a necessidade de respeitar a nomenclatura para o preenchimento dos campos, conforme descrito no Manual de autodepósito de Trabalho de Conclusão de Curso, uma vez que o RI UFSCar gera automaticamente a referência do item no formato ABNT. Os títulos em português e em outros idiomas devem ser inseridos em letra minúscula, com exceção da primeira letra inicial e de nomes próprios. O nome completo do autor (sem abreviações) deve ser informado utilizando letras maiúsculas somente nas iniciais de nomes e sobrenomes. Ex.: Silva, Pedro Pereira da. O TCC deve ser associado ao campus ao qual o curso de graduação está vinculado.

4) Atribuição do Curso de Graduação: atenção ao selecionar o curso de graduação ao qual o TCC está associado, uma vez que existem cursos com nomes semelhantes, porém vinculado a diferentes campi e modalidades. Para isso observe a abreviação que se encontra ao final do nome de cada curso de graduação no formulário de submissão do RI UFSCar. Por exemplo:

Nome do curso

Pedagogia - PedL/D

EaD São Carlos

Pedagogia - PedL

Licenciatura São Carlos

Pedagogia - PedLN

Licenciatura Noturno São Carlos

Pedagogia - PedL-So

Licenciatura Sorocaba

5) Inserção das palavras-chave: para inserção das palavras-chave em português ou em outro idioma utilize letras maiúsculas apenas no início das palavras e em siglas. Elas devem ser informadas individualmente, isto é, a cada palavra adicionada clique no botão “Add”. As palavras-chave não devem ser copiadas do documento e coladas em sequência no formulário de submissão do RI UFSCar.

6) Formato do arquivo a ser depositado no RI UFSCar: a versão final do trabalho de conclusão de curso do tipo texto deve ser depositado em formato PDF. Não é permitido o depósito do arquivo em formatos editáveis como .doc e .docx.

7) Atribuição de licença: por padrão o TCC deve ser depositado no RI UFSCar sob uma Licença Creative Commons do tipo CC BY-NC-ND que permite o download e compartilhamento do item desde que atribuído os créditos aos autores, respeitando os direitos autorais, impedindo modificações no conteúdo e o uso comercial. Deste modo, na tela de seleção do tipo de licença, nos campos “Permite o uso comercial da sua obra?” e “Permite modificações em sua obra?” clique em não.

As instruções de depósito de TCC no RI UFSCar também estão disponíveis em vídeo no canal do YouTube do SIBi-UFSCar: https://youtu.be/FKwnlF38KL8

Esperamos que as informações disponibilizadas sejam úteis para mantermos a qualidade do RI UFSCar, uma vez que a atenção a esses procedimentos e padrões garantem a uniformidade na apresentação dos registros da produção científica da UFSCar.

Contamos com a sua colaboração e atenção no momento da submissão do TCC.

Departamento de Produção Científica (DePC)
Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar)
repositorio.sibi@ufscar.br