SIBi-UFSCar lança vídeo explicativo sobre o Repositório Institucional

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi), por meio do Grupo - Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE), lança o vídeo: O que é o Repositório Institucional? que descreve o que é o Repositório Institucional da UFSCar (RI UFSCar) e sua importância, explica o que é o autodepósito e como acessar o RI. A produção do vídeo contou com o trabalho técnico audiovisual da Secretaria Geral de Educação à Distância (SEaD), colaboração da equipe do RI para a criação do roteiro e do Serviço de Tradução e Interpretação de Língua de Sinais / Língua Portuguesa (SeTILS) que realizou o serviço de interpretação em libras.

O vídeo, que faz parte de uma série sobre o RI, está disponível para acesso no canal do Youtube do SIBi.

O RI, lançado em 2015, está sob responsabilidade do SIBi e disponibiliza a Coleção de Teses e Dissertações, a Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e a Coleção de Dados de Pesquisa das produções científicas da UFSCar. Mais informações sobre o RI estão disponíveis em: repositorio.ufscar.br

De acordo com Roniberto Morato do Amaral, Diretor do SIBi e docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar, o RI amplia o acesso, preserva a memória institucional e facilita a gestão da produção científica da UFSCar. "Com o Repositório, ampliamos a visibilidade do conhecimento científico e tecnológico produzido pela Instituição, estimulando a comunicação e a divulgação científica e tecnológica, contribuindo para a apropriação desses conhecimentos pela sociedade".

Grupo CapacITE

O Grupo CapacITE, vinculado ao SIBi, tem por objetivo desenvolver materiais como vídeos e tutoriais, visando promover visibilidade aos recursos informacionais e oferecer suporte às atividades de desenvolvimento de competência em informação. Segundo Cristina Marchetti Maia, da Biblioteca Campus Araras (B-Ar) e coordenadora do CapacITE, o grupo produzirá conteúdos de outros temas de relevância acadêmica. "Pretendemos criar vídeos sobre outras temáticas, de acordo com a necessidade das bibliotecas e da comunidade acadêmica da UFSCar, com o intuito de ampliar o acesso à informação", prevê. O grupo é composto por bibliotecárias dos quatro campi e, também, fazem parte do grupo Lissandra Pinhatelli de Britto, da Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS), Camila Cassiavilani e Eunice da Silva Nunes da Biblioteca Comunitária (BCo), Campus São Carlos e Milena Polsinelli Rubi, da Biblioteca Campus Sorocaba (B-So).

Dúvidas sobre o RI UFSCar podem ser esclarecidas com a equipe pelo e-mail repositorio.sibi@ufscar.br.

Convidamos à comunidade da UFSCar a se inscrever no canal do SIBi no Youtube para receber as notificações de novos vídeos.

Acompanhe a BAr também pelas redes sociais oficiais